sábado, 19 de novembro de 2011

POSTE-ÍDOLO


“E Asa fez o que era reto aos olhos do SENHOR, como Davi seu pai.
Porque tirou da terra os sodomitas, e removeu todos os ídolos que seus pais fizeram.
E até a Maaca, sua mãe, removeu para que não fosse rainha, porquanto tinha feito um horrível ídolo a Asera; também Asa desfez o seu ídolo horrível, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom”. 1 Reis 15:11-13

Veja este mesmo texto na tradução NVI (a NVI adultera e omite muitos textos bíblicos por isso não a aprovamos, porém em alguns casos tendo muito cuidado, esta versão torna o texto mais claro).

“Asa fez o que o Senhor aprova, tal como Davi, seu predecessor.
Expulsou do país os prostitutos cultuais e se desfez de todos os ídolos que seu pai havia feito.
Chegou até a depor sua avó Maaca da posição de rainha-mãe, pois ela havia feito um poste sagrado repugnante. Asa derrubou o poste e o queimou no vale do Cedrom.” 1 Reis 15:11-13

Na realidade o que o rei Asa fez foi banir do seu reinado a prostituição e seus símbolos como forma de culto ou religião, e para isto ele não poupou nem mesmo a sua avó. Pecado é pecado e precisa ser denunciado custe o que custar.

Sodomia é uma palavra de origem bíblica usada para designar as perversões sexuais, com ênfase para o sexo anal, que pode ser entre homossexuais ou heterosexuais.

Poste-ídolo era o nome dado a uma imagem feita em homenagem a Aserá, considerada pelos cananeus como sendo a “deusa mãe”.
Normalmente, essa imagem ficava exposta junto à de Baal, “o deus da promiscuidade”:

“Os filhos de Israel fizeram o que em mau perante o Senhor e se esqueceram do Senhor, seu Deus; e renderam culto aos baalins e ao poste-ídolo.”(Juízes 3.7)

Por ser feita do tronco de árvores, essa imagem se parecia muito com o membro sexual masculino. Em 1 Reis 15.12,13, temos uma visão da licenciosidade dessas imagens, quando o rei Asa destituiu sua mãe do cargo de rainha, por ser incentivadora dessa pratica.

“Porque tirou da terra os prostituto-cultuais e removeu todos os ídolos que seus pais fizeram; e até a Maaca, sua mãe, porquanto ela havia feito ao poste-ídolo uma abominável imagem; pois Asa destruiu essa imagem e a queimou no vale de Cedrom”.

A origem dos obeliscos que vemos em muitas cidades do mundo na verdade é esta, o poste-ídolo, geralmente como símbolo de fertilidade. E por incrível que pareça, ainda hoje existem imagens de postes-ídolo em países de primeiro mundo, como o Japão, onde se realiza todos os anos o Honen-sai Matsuri, uma espécie de “festival da fertilidade”, tendo como principal atração um poste-ídolo bem esculpido e definido na forma de um órgão masculino, uma homenagem ao deus “Owasegata”.

Não importa quão enraizada seja a tradição que recebemos de nossos pais, se estas não estiverem em consonância com a Palavra do nosso Deus deve ser banida, e isto foi o que fez o rei Asa. Não podemos admitir tais práticas em nosso meio, pois Deus não se deixa escarnecer.
Sodomia, poste ídolo, Asera e outras práticas promiscuas devem ser extirpadas de entre nós custe o que custar. Muitos foram os reis em Israel os quais perverteram os seus caminhos e consequentemente o do povo israelita trazendo com isto grande ira de Deus sobre eles.
Onde estão os Asa (médico) de hoje? Não se assentem a mesa com Jezabel, Elias (O Senhor é Deus) virá e exterminará a estes profetas de baal. A concordância mórbida no meio evangélico hoje a tais práticas é uma calamidade repugnante, precisamos de cura espiritual visualizando a Jerusalém celestial, convocando uma impressiva solenidade e voltarmos ao concerto da Nova Aliança.
Alguns dados: virtudes Virtuais
Por: Ralph Castello

2 comentários:

  1. Estou pesquisando a relação de aserá a deusa do poste ídolo com a nossa senhora do pilar, em saragossa espanha. Me parece que a sutileza de satã foi dizer que maria sentou em um pilar quando foi falar com tiago maior na espanha, e por isso esse ídolo aserá que se adorava na Cannaã antiga como astarot, também ficava sobre um pilar. Mas ainda não cheguei a evidências que o poste de baal obelisco de Ozires não era o poste ídolo, mas a deusa aserá sobre um poste.Ayrton ayconsultor@yahoo.com

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a explicaçao sobre o poste-idolo

    ResponderExcluir