segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Malaquias 3.10 - Detalhando o Versículo.

O texto de Malaquias 3.10, ou melhor, o capítulo 10, é sem dúvida um dos textos que mais se usam para defender a prática do Dízimo no Novo Testamento. 

Dizem que um texto sem contexto é pretexto, verdade! Como sabemos, a Bíblia, em seus manuscritos originais, não era dividida em capítulos e versículos. Então, antes de pegarmos um texto isolado, devemos ler o capítulo anterior e o posterior, para que assim haja uma sequência correta de estudo.

Deus, falando através de Malaquias, expõe o pecado do povo, mas principalmente dos sacerdotes. Eram eles que roubavam a Deus nos dízimos. 

Obs: Nos dias de hoje, os líderes religiosos usam este texto para amedrontar as pessoas, dizendo que se não der o dízimo é pecado e serão amaldiçoados. Onde eles se baseiam nisto se vivemos na Nova Aliança?

O Livro de Malaquias começa assim:  "Peso da Palavra do Senhor contra Israel por intermédio de Malaquias"!

Por aí já vemos que não o recado de Deus era muito forte! Mas insistem no versículo 10 do capítulo 3.

Detalhando o texto. Um pequeno esboço.

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes." Malaquias 3:10

1° "Trazei todos os dízimos..." 

Isso foi no A.T para Israel. A Bíblia esta repleta de textos que nos ensinam que a ordenança dos dízimos era para Israel e os estrangeiros que de boa vontade desejassem fazer parte deste povo.

2º "à casa do Tesouro..." 

Onde fica este lugar hoje? No A.T era em Jerusalém, no Templo! Onde estiver seu coração aí estará seu tesouro. Se você pensa nas riquezas da terra, então seu lugar não é o Céu!

3° "Para que haja mantimento..." 

Mantimento=alimento! Nunca foi em dinheiro! Textos importantes do A.T nos mostra que o dízimo sempre foi em alimentos. A tribo de Levi não teve herdades, por isso, seus 11 irmãos deveriam sustentá-los! De qual tribo você pertence?

4° "na minha casa..." 

Nestas épocas, a Casa do Senhor foram: o Tabernáculo, o Templo de Salomão e o Templo Reconstruído depois do cativeiro. Depois veio o Templo de Herodes, o Corpo de Jesus (templo=corpo) e finalizando com o templo da igreja (ou seja, nós!) e por fim o Templo que está no Céu! E depois dos mil anos não haverá mais templo!

Não sabeis vós que pois o templo do Espírito Santo? Então, se é pra dar o dízimo, tem que dar para as próprias pessoas, e não para as religiões e seus líderes!

5º "e fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas dos céus, e não derramar sobre vós uma benção tal que não haja lugar suficiente para a recolherdes"

O dízimo tinha promessas de benção e maldição. Se não dessem, seriam amaldiçoados. Porém no Novo Pacto, não podemos ser amaldiçoados por não dar o dízimo, se fôssemos, então o sacrifício de Jesus na cruz teria sido em vão! e não foi. Além do mais, de que bençãos precisamos mais? Em Efésios 1.3 diz que o Senhor JÁ nos abençoou com toda sorte de bençãos nas regiões celestiais? Quer bençãos na Terra? Deus disse a Abraão: "sê tu uma benção"!

O Senhor, sempre mostrando Sua beneficência e misericórdia por Israel, disse que se eles fossem obedientes a seus preceitos, teriam uma vida de bençãos, não disse que seriam ricos!

No N.T devemos lembrar que Jesus e seus discípulos eram pobres! Existem alguns fiéis com condições melhores? Sim , claro. Porém, a  verdadeira Igreja sempre foi perseguida e padeceu sofrimentos. A verdade é que a maioria esmagadora dos que dão o dízimo é porque querem ser "abençoados", ou seja,  querem ser ricos! É só isso que vemos nos dias de hoje, uma barganha com Deus!

Agora, para fechar por enquanto, devemos ler Tiago 2.10:

"Porque qualquer que guardar toda Lei e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos"! Jesus Cristo, foi o único que cumpriu toda a lei, pois para o homem é impossível! Quer guardar o dízimo? Então apedreja a mulher adúltera! Faze as festas judaicas; sacrifique o cordeiro, etc.

Será que é difícil entender? O dízimo, assim como todo o A.T apontava para Jesus. Se antes, entregava-se 10% pra Deus, hoje e mais do que nunca, todo nosso sustento e todas as coisas são Dele! Lembra que Jesus elogiou a oferta da viúva pobre? Pois é, ela de todo seu sustento, deu tudo... os outros davam o que sobrava. Jesus chamou de sobra, o dízimo deles!

Porque Dele por Ele e para Ele são todas as coisas! Minha é a prata e meu é o ouro! Do Senhor é a Terra e suas plenitude! Etc..

10 comentários:

  1. Aleluia!Como é bom ter irmãos e irmãs abertos a ouvir a Voz do Pastor.

    Marta Regina Marques.

    ResponderExcluir
  2. QUEM DEFENDE ISSO É PORQUE NÃO GOSTA DE AJUDAR A OBRA DE DEUS E NÃO QUER TER COMPROMISSO FINANCEIRO COM AQUELE QUE PROVÊ SUAS DESPESAS COM CERTEZA ESSAS PESSOAS NUNCA ESTEVE A FRENTE DE UMA OBRA DE DEUS OU PARTICIPOU DO RELOTORIO FINANCEIRO ONDE SE PAGA CONTA DE LUZ E AGUA A NÃO SER QUE A AGUA É ROUBADA E A LUZ É UM GATO DE ALGUM LUGAR. SE ENVOLVA COM AS PESSOAS CARENTES DE VERDADE E VERA A NECESSIDADE DE CONTRIBUIR, NÃO É PORQ HA LOBOS EM PELE DE CORDEIRO QUE TODOS OS QUE TEM COMPROMISSO SEJEM TAXADOS COMO IGUAIS. VC QUE POSTOU ISSO SE NÃO QUER DIZIMAR OU OFERTAR É PROBLEMA SEU MAIS INSENTIVAR OUTROS A ESSE MESMA IGNORANCIA É PECADO. VC ESTA DESTOCENDO A PALAVRA DE DEUS PARA SUA PROPRIA DESTRUIÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PERFEITO A SUA POSTAGEM(prezado irmão Anônimo), são pessoas que em sua maioria, EM NADA ENTENDEM DE UMA RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA/FINANCEIRA EM IGREJAS.

      E somado a isso, tem uma forte tendência ao amor ao dinheiro, ou seja, "..amar a Deus de todo o teu CORAÇÃO...." vide Mat 22.37, envolve TODO os aspectos da sua vida, na plenitude de cada área da vida humana, somada, é onde encontramos a palavra "TODO" empregada por JESUS neste texto, e o aspecto financeiro, é uma parte deste TODO do coração analisado por Jesus em Mat. 22.37 como condição de amor.

      Importante ressaltar que, Jesus associou a LOCALIZAÇÃO DO CORAÇÃO(contexto de Mat 22.37) HUMANO COM O "SEU TESOURO" vide Mat 6.21, e por sua vez O SEU TESOURO do versículo 21 é o "TESOUROS NA TERRA" do versículo 19.

      Assim, é que JESUS disse "NÃO AJUNTEIS", PORQUE ? Será Jesus Contra a economia ? ou a prudência da reserva ? Não, pelo contrário, JESUS demonstra que neste assunto, qual seja, "TESOURO NA TERRA", HOJE IGUAL A "DINHEIRO", o homem é ganancioso pois só pensam em "AJUNTAR" e não PARTILHAR com os propósitos de Deus na terra, e com o próximo.

      Em síntese, o "NÃO AJUNTEIS TESOURO" é na verdade uma mensagem contra a nossa ganancia, que fica disfarçada de meu labor, minha conquista, logo meu dinheiro.

      Com isso, conhecendo a vinculação que o homem tem com o "seu tesouro na terra", hoje é o nosso "dinheiro no banco, ou em qualquer outro lugar", foi que Jesus disse: "Onde estiver o SEU TESOURO, aí estará também O SEU CORAÇÃO" vs 21.

      Então na verdade, estes discursos estão revelando o CORAÇÃO "AJUNTADOR" = GANANCIOSO DESTAS PESSOAS, que acham que 10% do que recebem de Deus, NÃO VEIO DE DEUS, e pior pensam que ajuntando e não partilhando 10% ficaram mais ricas, e se esquecem que todas as coisas são Dele (o seu salário, respirar, família) vejamos o que diz a bíblia:

      "Porque Dele...., SÃO TODAS AS COISAS" (Rm 11.36),

      E disse DAVI pelo Espírito Santo:

      "Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, que tivéssemos poder para tão voluntariamente dar semelhantes coisas? Porque TUDO vem de TI, e da tua mão to damos" (I Cron 29.14)

      É lamentável assistirmos os falsos profetas se multiplicando tanto nos púlpitos, como em "novas igrejas" e em "sites" e em vídeos do YOUTUBE, mais essa multiplicação foi predito por Jesus (Mat. 24. 11).

      Por derradeiro em cerro minha palavra dizendo, o dízimo tem base no N.T, em Mat 23.23 e em Hb 7.6-8, onde a detalhada interpretação faria minha fala mais extensa o que não intento.

      Mas, intento deixar claro que quando falamos de "dinheiro" seja em qualquer contexto o ser-humano "muda radicalmente", revelando na sua grande maioria um coração egocêntrico e não partilhador, mas Jesus disse: "Amar a Deus de TODO O CORAÇÃO.."

      E lembrando que seu coração habita na casa chamada "Tesouro na terra" Mat 6.21, então querido, principalmente que não está a frente de uma obra de Deus (seja ponto de pregação, Congregação ou Igreja)é muito fácil ser egocêntrico, ganancioso e aplaudir esse pensamento de "não dar dízimo", afim de conta isso agrada o coração corrupto, egoísta e enganoso do homem (Jr 17.9), mais revela algo incontestável, isto é você não ama a Deus quando o assunto é dinheiro!

      Excluir
    2. DEUS ME PERDOE COMENTAR ISSO AKI, MAS TEM IGREJA QUE PARA SER COOPERADOR É OBRIGATÓRIO DAR DÍZIMO, SER PROMOVIDO À DIÁCONO TEM QUE FALAR LÍNGUAS ESTRANHAS, QUANDO VOCÊ ACEITA JESUS, E SE BATIZA NAS AGUAS, EU ACREDITO QUE VOCÊ JÁ RECEBE O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO. MAS PARA SER DIÁCONO TEM QUE TER O DOM DE FALAR LÍNGUAS ESTRANHAS. DEUS ME PERDOE SE EU ESTIVER ERRADO, EU SOU MUITO IGNORANTE, CONHEÇO MUITO POUCO, MAS AMO O MEU PRÓXIMO,ACHO QUE AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO JÁ E MEIO CAMINHO ANDADO..

      Excluir
  3. Falar e explicar a verdade sobre o dízimo e suas implicações no AT e no NT é o objetivo do post. Se não damos por "ganância", você ira responder a Deus pelo pre-julgamento que fez. Estas "despesas" com o prédio (templo) não estão na Bíblia no NT, do qual vivemos. Jesus em nenhum discurso disse para construir prédios. Você não nos conhece "anomimo", entao não fale do que nao sabe. Ajudamos sim os necessitados, mas não "tocamos trombeta", por isso nao postamos fotos sobre o trabalho com a comunidade carente. Quando deres esmolas, não saiba a mao esquerda o que fez a direita. Entendemos que nossa vida e finanças pertencem 100% a Deus com muita e não 10%. Dizer tbm que "taxamos" todos é outro pre-julgamento seu, em nenhum lugar dizemos isto. Me mostre na Palavra onde distorcemos! Se o AT é pregado como se vivêssemos nele, anulamos o Novo Pacto, entenda isso! Se vc não concorda com o post fique a vontade, ngm é obrigado a concordar e só repondi o seu comentario por ser ofensivo e pelo julgamentos que vc fez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo blog. Eu também faço parte de uma igreja livre e concordo com o irmão. Mas não se preocupe com as críticas. Muitos que nos criticam ainda são vítimas do sisyema religioso. Precisamos ter paciência para que também sejam verdadeirmanete livres das obras da lei.

      Se precisar de algum texto sobre a igreja livre, no meu blog há dezenas de mensagens, inclusive sobre o dízimo, tudo ilustrado, incluindo um pouco de história sobre cada tema abordado, mostrando como surgiu na igreja, virando tradição.

      http://livresdosfardosreligiosos.blogspot.com.br/

      Excluir
    2. Louvado seja o nome de Jesus, eu sou pastor e defendo o dizimo e oferta, mais gostei da sua aplicação do texto. O que nós vemos ultimate marqueteiros dentro das igreja e nos púlpitos usando a Bíblia para intimida os outros.
      Só que os tais são os primeiros a furta a casa do tesouro. Deus te abençoe mais mais.

      Excluir
    3. JESUS É JUSTIÇA. E NÃO O DIZIMO. MATEUS 23,23. JOÃO 16 ; 7,8 E 9

      Excluir
  4. Lobos.mercenários.ladrões.raça de viboras.ignorantes.malfeitores.mentirosos.quem poderá vos livrar da mão do todo poderoso? A igreja não é um empreendimento mas sim á noiva do cordeiro.p/ medt.1 cor. 3 e 3

    ResponderExcluir
  5. Bom irmãos, creio que esta é uma discussão onde nunca chegaremos a um consenso. A melhor maneira de tirar as dúvidas em relação ao dízimo é perguntando direto a Deus. Pergunte a Ele "Senhor preciso dar o Dízimo?" com certeza você terá um resposta.
    Agora pensemos o seguinte, se ninguém der dízimo, como as igrejas se manterão, como pagar aluguel de salão, água, energia etc. Deus está a frente da obra, mas ele não move 1 milimetro para fazer algo que nós podemos fazer.
    Quando devolvemos a Deus os 10% que Ele requer para que haja mantimento em Sua casa, estamos dizendo que Ele é o Senhor da nossa vida, que reconhecemos que tudo que somos e temos vem dele e pertence a Ele; somos apenas os mordomos.
    Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir