segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O PRINCÍPIO

PRINCÍPIO E O FIM
Capitulo I
A CRIAÇÃO DO UNIVERSO E A CRIAÇÃO DO HOMEM

“No princípio criou Deus os céus e a terra e a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” Gênesis 1:1.2
Há uma corrente teológica que diz que o fato da Terra ser narrada nas primeiras linhas das Escrituras como sendo sem forma e vazia, foi devido à crença que a Terra ficou neste estado devido à queda de Lúcifer e os demais anjos caídos quando estes se rebelaram contra DEUS. Diz esta corrente teológica defendida por muitos pregadores que, com o impacto de Lúcifer e os demais anjos caídos, a Terra ficou destruída, sem forma e vazia, e em muitos casos alguns que assim crêem fazem disto um paralelo com a ciência, como que tentando explicar alguns fatos da ciência, entretanto a Escritura diz:
“Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.” Hb 11:3
A ciência jamais explicará as Escrituras, não devemos buscar na ciência explicação para a Palavra de DEUS, pelo contrário é a Palavra de DEUS quem explica a ciência, o máximo que a ciência poderá fazer é confirmá-la.
Veja agora que esta doutrina não tem fundamentos sólidos, pois a Escritura diz:
“E a Terra era sem forma e vazia;”
A escritura não diz que a Terra ficou sem forma e vazia, mas que ela era sem forma e vazia. Daremos um exemplo bem prático e simples destes fatos. Quando um cozinheiro começa a preparar por exemplo um salgado, antes da formação propriamente dita do salgado, primeiro ele prepara a massa, para depois confeccioná-lo. Antes porém do salgado estar pronto ele tem em sua mão uma massa sem forma e vazia, e só depois dele a ter moldado e recheado é que se torna um salgado.
Quando a Escritura diz que a Terra era sem forma e vazia, é devido ao fato de que DEUS o sumo arquiteto estava criando todas as coisas, e a Escritura é muito clara quanto a isso mostrando-nos o complemento da criação, e além destes fatos, a Escritura nos afirma que:
“Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus.” Gn.2:4
Eis aí narrado nas Escrituras às origens do céu e da Terra quando foram criados, não existem outras origens. O universo e a Terra foram criados e preparados para a chegada do homem, a coroa da criação. Assim como uma mãe prepara tudo antecipadamente para a chegada de seu filho (a), assim o Senhor preparou tudo para a chegada do homem, a Palavra de Deus diz que:
“O Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.” Gn 1:2

Por quê ? O que o Espírito de Deus estava fazendo sobre a face das águas? Vejamos o que Jesus disse:
“Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode ver o reino de Deus.” Jô 3:5
É justamente isto, o Espírito de Deus estava aguardando, gerando o nascimento do homem, veja, a terra foi tirada das águas, e o homem foi criado do pó da terra, que fora tirado das águas, logo o homem nasceu no principio da criação, das águas, e Deus soprou em suas narinas o fôlego da vida, ou seja, o homem nasceu da água e do Espírito de Deus.
Com a queda do homem ao pecar, ele morreu espiritualmente, e passa a ter a necessidade de um novo nascimento para ver o Reino de Deus. O novo nascimento é justamente, como no principio, quando o homem nasceu da água e do Espírito.
Pois está escrito:
“Quem não nascer da água e do Espírito não pode ver o reino de Deus” Jô 3:5
1º - E o que é nascer da água e do Espírito?
2º - Quais sinais identificam uma pessoa que nasceu de novo, daquela que não nasceu ?          
Nascer da água é nascer da Palavra, pois a Palavra de Deus é a água que purifica, que acaba com a sede. Veja o que disse Jesus:
“Quem beber desta água nunca mais terá sede.” Jô 4:14
Em Salmos diz: “Como purificará o homem o seu caminho? Observando segundo a tua Palavra.” Sl 119:9
E o nascer do Espírito, é justamente como foi no inicio, é receber o sopro do Espírito de Deus. Os sinais, as características dos que nasceram de novo, e dos que não nasceram são:
1 –          Obras da carne;
2 –          Fruto do Espírito.
Pergunta: O homem nasce morto espiritualmente ou não?
Observação: O homem nasce da água e do Espírito, porém (até determinado tempo), não sem pecado, observe; para o homem nascer é preciso que a bolsa  d’água estoure na barriga da mulher, então quando nasce, ele nasce da água e também do Espírito; porque também do Espírito?
Observe as características de uma criança e veja Biblicamente se ela possui as obras da carne de forma real e predominante em sua vida, ou o fruto do Espírito. Porque digo de forma predominante? Veja, quando alcançamos a idade da razão (do conhecimento do bem e do mal) tomamos a consciência de nosso estado pecaminoso e, então decidimos se queremos andar com Cristo ou não; se decidirmos por andar em Cristo, decidimos também nos batizar, ou seja, passar pelas águas, nascendo de novo como símbolo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Pronto, se esta decisão foi uma decisão consciente, então nascemos realmente de novo, entretanto possuímos ainda a nossa natureza pecaminosa, mas temos em nós, não as obras da carne, mas o fruto do Espírito, exatamente como uma criança antes da idade da razão (do conhecimento do bem e do mal). Uma criança ainda que nascendo debaixo do pecado, e tendo uma natureza pecaminosa, o que predomina nela é o fruto do Espírito e não as obras da carne, vejam.
“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” Gl 5.19-21
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gl 5.22
Isto é para você analisar; quais destas características são predominantes em uma criança, às obras da carne ou o fruto do Espírito?
Mas uma  pergunta , porque não batizamos crianças?
E este estatuto divino é desde o principio da criação humana. Como vimos, o homem nasceu da água e do Espírito e, isto desde o primeiro homem, que foi Adão, feito alma vivente. Adão nasceu purificado, sem pecado, e a sua companheira sendo formada a partir dele, também veio sem pecado, e conseqüentemente toda aquela geração Adâmica vivia sem pecado. Este nascimento de Eva a partir da costela de Adão era a figura do que aconteceria cerca de quatro mil anos depois, veja:
“Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gn 2:21-24
Agora, vislumbremos o cenário da crucificação de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e veremos que a criação de Eva  a partir da costela de Adão era a figura da criação da Igreja a partir de Jesus. Observe ambos os textos, vimos o primeiro de Gn 2:21-24 e agora veremos Jô 19:31-35
“Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. Foram, pois, os soldados e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele fora crucificado. Mas, vindo a Jesus e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas. Contudo, um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro, e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais.”
Nas Escrituras, nada é obra do acaso, tudo tem um propósito Divino e detalhado que só pode ser entendido pela revelação do Espírito Santo. Veja, quando o Senhor estava para criar a mulher Ele fez cair um profundo sono sobre Adão e cerrou-lhe o lado tirando-lhe uma costela e então formou a mulher, este homem, o primeiro, Adão foi feito alma vivente, corpo animal e terreno, e conseqüentemente aquela que saiu dele, este primeiro Adão era a figura daquele que estava por vir, isto é CRISTO, e Eva a figura daquela que também estava por vir, isto á IGREJA.
Como vimos, o Senhor fez cair um profundo sono sobre Adão e cerrando-lhe o lado criou a mulher, agora vemos o Senhor fazendo também Jesus dormir, e lá na cruz onde Ele não tinha nem como reclinar a cabeça um soldado fura-lhe o lado e sai água e sangue, e com esta água e este sangue o Senhor começa a formar a Igreja que se concretiza com o sopro do ESPÍRITO SANTO em Pentecoste, assim vemos o primeiro Adão e a primeira Eva terrenos, e o último Adão que é CRISTO e a sua esposa que é a IGREJA espírito vivificante, veja como a Palavra testifica.
“E três são os que testificam na terra]: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito.” 1João5:8

sábado, 25 de agosto de 2012

Etimologia - Diferença entre Anjo e Pastor.

Hoje eu senti um desejo no coração de tentar de alguma forma compartilhar com a Igreja, verdades desconhecidas da grande massa protestante. Devido à questionamentos diversos que temos no dia a dia, quero tentar abordar neste breve texto, através da Etimologia, princípios bíblicos importantes. Claro que se a grande maioria não entende ou não quer entender através da revelação do Espírito Santo, também, muito provavelmente não hão de dar ouvidos ao "conhecimento humano", se posso falar desta forma.

Resumindo, se não ouviram revelações já ditas aqui no blog, ou no dia a dia, muito provavelmente não conseguirão entender de outra forma, mas como o nosso dever é pregar, tentarei fazer da mesma forma que o apóstolo Paulo fez:


"E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei." I Coríntios 9.20-21 e todo contexto.

Quando lemos e meditamos na Palavra, devemos estar atentos à voz do Espírito Santo, porque está escrito que Ele nos ensinará todas as coisas (c.f. João 14.26), e isto é suficiente. Porém, devemos nos atentar para a origem da escrita (hebraico, aramaico, grego etc), plural e singular, masculino e feminino, letras maiúsculas e minúsculas, a pontuação correta, porque todas essas coisas também são necessárias para uma boa leitura. Também devemos nos atentar para o período históricos dos acontecimentos, o contexto da época entre outros pormenores, que de fato nos ajudam a compreender melhor aquilo que Jesus, que é a Palavra, nos quer ensinar. Na escola nos é ensinado assim, estudamos as origens das palavras, a sua colocação num texto, numa frase por exemplo. 
Obs: Não quero aqui de forma alguma colocar a "inteligência humana" acima das revelações de Jesus, que fique bem claro!

Etimologia - Origem das Palavras

Quantos de nós já vimos estas palavra na escola? De a cordo como o Wikipédia, Etimologia é:

"A parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado de palavras através da análise dos elementos que as constituem. Por outras palavras, é o estudo da composição dos vocábulos e das regras de sua evolução histórica.
Algumas palavras derivam de outras línguas, possivelmente de uma forma modificada (as palavras-fontes são chamadas étimos). Por meio de antigos textos e comparações com outras línguas, os etimologistas tentam reconstruir a história das palavras - quando eles entram em uma língua, quais as suas fontes, e como a suas formas e significados se modificaram.
A própria palavra etimologia vem do grego ἔτυμον (étimo, o verdadeiro significado de uma palavra, de 'étymos', verdadeiro) e λόγος (lógos, ciência, tratado)."

Juntando a Etimologia com o Dicionário, conseguimos identificar o real significado de uma palavra, não é? Tomando como base isto mais o texto publicado aqui mesmo no Blog, sobre "O Anjo da Igreja" (http://igrejalivreemmovimento.blogspot.com.br/2010/08/o-anjo-da-igreja.html) vamos reforçar que Anjo não é Pastor e que Pastor não é Anjo!

1°) Significado de Pastor e Anjo mediante a Bíblia.

Anjos: Seres Espirituais
Anjos são mencionados cerca de 400 vezes na Bíblia. Tanto a palavra hebraica como a grega para “anjo” podem ser traduzidas “mensageiro”. O texto de Hebreus fala claramente quem são os anjos na Bíblia.
"Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" Hebreus 1.14
Obs:
*Também observamos na Palavra que Jesus se transfigurou em Anjo algumas vezes, não confundir com os anjos normais.
*Demônios são também anjos.
Pastor (res): só existe um que é Jesus e o dom pastoral.

a) Jesus, o Sumo Pastor:
Só existe um pastor que é Jesus, os demais, são dons ministeriais (no Novo Testamento) ou os sacerdotes (do Antigo Testamento).

"O Senhor é o meu pastor, nada me faltará."  Salmos 23:1

"Um só Senhor (Pastor), uma só fé, um só batismo; 
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós." Efésios 4.5-6



"Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor." João 10.16

b) Pastor, dom ministerial:

Ninguém é pastor porque quer simplesmente. Deus é quem escolhe! Pastor, no Novo Pacto não é um cargo eclesiástico e sim um dom ministerial (um serviço), diferentemente do que vemos hoje, os "pastores" são os donos da igreja, colocando-se como se fossem maiores ou mais importantes que os demais.
"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo." Efésios 4.11.12 e contexto

"Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto." 1 Pedro 5.2

2°) Significado de Pastor e Anjo através do Dicionário.

anjo 
(latim angelus, -i
s. m.
1. Ser espiritual que se supõe habitar no céu.

2. [Figurado]  Criancinha.
3. Pessoa de muita bondade.
4. Figura que representa um anjo.
5. Criança enfeitada que vai nas procissões.
6. Mulher formosa.
anjo custódioanjo-da-guarda.


pastor |ô| 
s. m.
1. Pessoa que guarda, guia e apascenta o gado.

2. Zagal, pegureiro.
3. [Figurado]  Cura de almas, pároco.
4. Ministro, protestante.
adj.
5. Que faz ou leva vida de pastor.
bom PastorJesus Cristo.
pastor universalo papa.

Nos dicionários vemos que nem semelhança há entre a palavra Anjo e a palavra Pastor. Assim como uma maçã é diferente de uma laranja, apesar de ambas serem frutas. Vejam também no Wikipédia ou em livros sobre Anjos e vejam também sobre Pastor, daí se verificará completamente que ambos não tem a ver com o outro.

Anjo e Pastor na mesma pessoa, só em Jesus Cristo!

Fonte: Wikipédia; Dicionário Priberam.