sábado, 25 de agosto de 2012

Etimologia - Diferença entre Anjo e Pastor.

Hoje eu senti um desejo no coração de tentar de alguma forma compartilhar com a Igreja, verdades desconhecidas da grande massa protestante. Devido à questionamentos diversos que temos no dia a dia, quero tentar abordar neste breve texto, através da Etimologia, princípios bíblicos importantes. Claro que se a grande maioria não entende ou não quer entender através da revelação do Espírito Santo, também, muito provavelmente não hão de dar ouvidos ao "conhecimento humano", se posso falar desta forma.

Resumindo, se não ouviram revelações já ditas aqui no blog, ou no dia a dia, muito provavelmente não conseguirão entender de outra forma, mas como o nosso dever é pregar, tentarei fazer da mesma forma que o apóstolo Paulo fez:


"E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei." I Coríntios 9.20-21 e todo contexto.

Quando lemos e meditamos na Palavra, devemos estar atentos à voz do Espírito Santo, porque está escrito que Ele nos ensinará todas as coisas (c.f. João 14.26), e isto é suficiente. Porém, devemos nos atentar para a origem da escrita (hebraico, aramaico, grego etc), plural e singular, masculino e feminino, letras maiúsculas e minúsculas, a pontuação correta, porque todas essas coisas também são necessárias para uma boa leitura. Também devemos nos atentar para o período históricos dos acontecimentos, o contexto da época entre outros pormenores, que de fato nos ajudam a compreender melhor aquilo que Jesus, que é a Palavra, nos quer ensinar. Na escola nos é ensinado assim, estudamos as origens das palavras, a sua colocação num texto, numa frase por exemplo. 
Obs: Não quero aqui de forma alguma colocar a "inteligência humana" acima das revelações de Jesus, que fique bem claro!

Etimologia - Origem das Palavras

Quantos de nós já vimos estas palavra na escola? De a cordo como o Wikipédia, Etimologia é:

"A parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado de palavras através da análise dos elementos que as constituem. Por outras palavras, é o estudo da composição dos vocábulos e das regras de sua evolução histórica.
Algumas palavras derivam de outras línguas, possivelmente de uma forma modificada (as palavras-fontes são chamadas étimos). Por meio de antigos textos e comparações com outras línguas, os etimologistas tentam reconstruir a história das palavras - quando eles entram em uma língua, quais as suas fontes, e como a suas formas e significados se modificaram.
A própria palavra etimologia vem do grego ἔτυμον (étimo, o verdadeiro significado de uma palavra, de 'étymos', verdadeiro) e λόγος (lógos, ciência, tratado)."

Juntando a Etimologia com o Dicionário, conseguimos identificar o real significado de uma palavra, não é? Tomando como base isto mais o texto publicado aqui mesmo no Blog, sobre "O Anjo da Igreja" (http://igrejalivreemmovimento.blogspot.com.br/2010/08/o-anjo-da-igreja.html) vamos reforçar que Anjo não é Pastor e que Pastor não é Anjo!

1°) Significado de Pastor e Anjo mediante a Bíblia.

Anjos: Seres Espirituais
Anjos são mencionados cerca de 400 vezes na Bíblia. Tanto a palavra hebraica como a grega para “anjo” podem ser traduzidas “mensageiro”. O texto de Hebreus fala claramente quem são os anjos na Bíblia.
"Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" Hebreus 1.14
Obs:
*Também observamos na Palavra que Jesus se transfigurou em Anjo algumas vezes, não confundir com os anjos normais.
*Demônios são também anjos.
Pastor (res): só existe um que é Jesus e o dom pastoral.

a) Jesus, o Sumo Pastor:
Só existe um pastor que é Jesus, os demais, são dons ministeriais (no Novo Testamento) ou os sacerdotes (do Antigo Testamento).

"O Senhor é o meu pastor, nada me faltará."  Salmos 23:1

"Um só Senhor (Pastor), uma só fé, um só batismo; 
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós." Efésios 4.5-6



"Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor." João 10.16

b) Pastor, dom ministerial:

Ninguém é pastor porque quer simplesmente. Deus é quem escolhe! Pastor, no Novo Pacto não é um cargo eclesiástico e sim um dom ministerial (um serviço), diferentemente do que vemos hoje, os "pastores" são os donos da igreja, colocando-se como se fossem maiores ou mais importantes que os demais.
"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo." Efésios 4.11.12 e contexto

"Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto." 1 Pedro 5.2

2°) Significado de Pastor e Anjo através do Dicionário.

anjo 
(latim angelus, -i
s. m.
1. Ser espiritual que se supõe habitar no céu.

2. [Figurado]  Criancinha.
3. Pessoa de muita bondade.
4. Figura que representa um anjo.
5. Criança enfeitada que vai nas procissões.
6. Mulher formosa.
anjo custódioanjo-da-guarda.


pastor |ô| 
s. m.
1. Pessoa que guarda, guia e apascenta o gado.

2. Zagal, pegureiro.
3. [Figurado]  Cura de almas, pároco.
4. Ministro, protestante.
adj.
5. Que faz ou leva vida de pastor.
bom PastorJesus Cristo.
pastor universalo papa.

Nos dicionários vemos que nem semelhança há entre a palavra Anjo e a palavra Pastor. Assim como uma maçã é diferente de uma laranja, apesar de ambas serem frutas. Vejam também no Wikipédia ou em livros sobre Anjos e vejam também sobre Pastor, daí se verificará completamente que ambos não tem a ver com o outro.

Anjo e Pastor na mesma pessoa, só em Jesus Cristo!

Fonte: Wikipédia; Dicionário Priberam.




Nenhum comentário:

Postar um comentário