segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O PRINCÍPIO

PRINCÍPIO E O FIM
Capitulo I
A CRIAÇÃO DO UNIVERSO E A CRIAÇÃO DO HOMEM

“No princípio criou Deus os céus e a terra e a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” Gênesis 1:1.2
Há uma corrente teológica que diz que o fato da Terra ser narrada nas primeiras linhas das Escrituras como sendo sem forma e vazia, foi devido à crença que a Terra ficou neste estado devido à queda de Lúcifer e os demais anjos caídos quando estes se rebelaram contra DEUS. Diz esta corrente teológica defendida por muitos pregadores que, com o impacto de Lúcifer e os demais anjos caídos, a Terra ficou destruída, sem forma e vazia, e em muitos casos alguns que assim crêem fazem disto um paralelo com a ciência, como que tentando explicar alguns fatos da ciência, entretanto a Escritura diz:
“Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.” Hb 11:3
A ciência jamais explicará as Escrituras, não devemos buscar na ciência explicação para a Palavra de DEUS, pelo contrário é a Palavra de DEUS quem explica a ciência, o máximo que a ciência poderá fazer é confirmá-la.
Veja agora que esta doutrina não tem fundamentos sólidos, pois a Escritura diz:
“E a Terra era sem forma e vazia;”
A escritura não diz que a Terra ficou sem forma e vazia, mas que ela era sem forma e vazia. Daremos um exemplo bem prático e simples destes fatos. Quando um cozinheiro começa a preparar por exemplo um salgado, antes da formação propriamente dita do salgado, primeiro ele prepara a massa, para depois confeccioná-lo. Antes porém do salgado estar pronto ele tem em sua mão uma massa sem forma e vazia, e só depois dele a ter moldado e recheado é que se torna um salgado.
Quando a Escritura diz que a Terra era sem forma e vazia, é devido ao fato de que DEUS o sumo arquiteto estava criando todas as coisas, e a Escritura é muito clara quanto a isso mostrando-nos o complemento da criação, e além destes fatos, a Escritura nos afirma que:
“Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus.” Gn.2:4
Eis aí narrado nas Escrituras às origens do céu e da Terra quando foram criados, não existem outras origens. O universo e a Terra foram criados e preparados para a chegada do homem, a coroa da criação. Assim como uma mãe prepara tudo antecipadamente para a chegada de seu filho (a), assim o Senhor preparou tudo para a chegada do homem, a Palavra de Deus diz que:
“O Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.” Gn 1:2

Por quê ? O que o Espírito de Deus estava fazendo sobre a face das águas? Vejamos o que Jesus disse:
“Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode ver o reino de Deus.” Jô 3:5
É justamente isto, o Espírito de Deus estava aguardando, gerando o nascimento do homem, veja, a terra foi tirada das águas, e o homem foi criado do pó da terra, que fora tirado das águas, logo o homem nasceu no principio da criação, das águas, e Deus soprou em suas narinas o fôlego da vida, ou seja, o homem nasceu da água e do Espírito de Deus.
Com a queda do homem ao pecar, ele morreu espiritualmente, e passa a ter a necessidade de um novo nascimento para ver o Reino de Deus. O novo nascimento é justamente, como no principio, quando o homem nasceu da água e do Espírito.
Pois está escrito:
“Quem não nascer da água e do Espírito não pode ver o reino de Deus” Jô 3:5
1º - E o que é nascer da água e do Espírito?
2º - Quais sinais identificam uma pessoa que nasceu de novo, daquela que não nasceu ?          
Nascer da água é nascer da Palavra, pois a Palavra de Deus é a água que purifica, que acaba com a sede. Veja o que disse Jesus:
“Quem beber desta água nunca mais terá sede.” Jô 4:14
Em Salmos diz: “Como purificará o homem o seu caminho? Observando segundo a tua Palavra.” Sl 119:9
E o nascer do Espírito, é justamente como foi no inicio, é receber o sopro do Espírito de Deus. Os sinais, as características dos que nasceram de novo, e dos que não nasceram são:
1 –          Obras da carne;
2 –          Fruto do Espírito.
Pergunta: O homem nasce morto espiritualmente ou não?
Observação: O homem nasce da água e do Espírito, porém (até determinado tempo), não sem pecado, observe; para o homem nascer é preciso que a bolsa  d’água estoure na barriga da mulher, então quando nasce, ele nasce da água e também do Espírito; porque também do Espírito?
Observe as características de uma criança e veja Biblicamente se ela possui as obras da carne de forma real e predominante em sua vida, ou o fruto do Espírito. Porque digo de forma predominante? Veja, quando alcançamos a idade da razão (do conhecimento do bem e do mal) tomamos a consciência de nosso estado pecaminoso e, então decidimos se queremos andar com Cristo ou não; se decidirmos por andar em Cristo, decidimos também nos batizar, ou seja, passar pelas águas, nascendo de novo como símbolo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Pronto, se esta decisão foi uma decisão consciente, então nascemos realmente de novo, entretanto possuímos ainda a nossa natureza pecaminosa, mas temos em nós, não as obras da carne, mas o fruto do Espírito, exatamente como uma criança antes da idade da razão (do conhecimento do bem e do mal). Uma criança ainda que nascendo debaixo do pecado, e tendo uma natureza pecaminosa, o que predomina nela é o fruto do Espírito e não as obras da carne, vejam.
“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” Gl 5.19-21
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gl 5.22
Isto é para você analisar; quais destas características são predominantes em uma criança, às obras da carne ou o fruto do Espírito?
Mas uma  pergunta , porque não batizamos crianças?
E este estatuto divino é desde o principio da criação humana. Como vimos, o homem nasceu da água e do Espírito e, isto desde o primeiro homem, que foi Adão, feito alma vivente. Adão nasceu purificado, sem pecado, e a sua companheira sendo formada a partir dele, também veio sem pecado, e conseqüentemente toda aquela geração Adâmica vivia sem pecado. Este nascimento de Eva a partir da costela de Adão era a figura do que aconteceria cerca de quatro mil anos depois, veja:
“Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gn 2:21-24
Agora, vislumbremos o cenário da crucificação de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e veremos que a criação de Eva  a partir da costela de Adão era a figura da criação da Igreja a partir de Jesus. Observe ambos os textos, vimos o primeiro de Gn 2:21-24 e agora veremos Jô 19:31-35
“Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. Foram, pois, os soldados e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele fora crucificado. Mas, vindo a Jesus e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas. Contudo, um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro, e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais.”
Nas Escrituras, nada é obra do acaso, tudo tem um propósito Divino e detalhado que só pode ser entendido pela revelação do Espírito Santo. Veja, quando o Senhor estava para criar a mulher Ele fez cair um profundo sono sobre Adão e cerrou-lhe o lado tirando-lhe uma costela e então formou a mulher, este homem, o primeiro, Adão foi feito alma vivente, corpo animal e terreno, e conseqüentemente aquela que saiu dele, este primeiro Adão era a figura daquele que estava por vir, isto é CRISTO, e Eva a figura daquela que também estava por vir, isto á IGREJA.
Como vimos, o Senhor fez cair um profundo sono sobre Adão e cerrando-lhe o lado criou a mulher, agora vemos o Senhor fazendo também Jesus dormir, e lá na cruz onde Ele não tinha nem como reclinar a cabeça um soldado fura-lhe o lado e sai água e sangue, e com esta água e este sangue o Senhor começa a formar a Igreja que se concretiza com o sopro do ESPÍRITO SANTO em Pentecoste, assim vemos o primeiro Adão e a primeira Eva terrenos, e o último Adão que é CRISTO e a sua esposa que é a IGREJA espírito vivificante, veja como a Palavra testifica.
“E três são os que testificam na terra]: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito.” 1João5:8

2 comentários: