sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Maçonaria e os Evangélicos - Parte 3.


A Maçonaria e os Evangélicos de Campos/RJ - Parte 2.

SALOMÃO LUIZ GINSBURG (1867 - 1927)

Salomão era pastor e missionário batista. Chegou a Campos/RJ em setembro de 1893, recém casado e com o propósito de aqui disseminar a sua religião.
Ao chegar a Campos, procurou visitar as lojas, talvez para se decidir a qual delas se filiaria. Sua presença é registrada algumas vezes em nossa Loja Progresso.
Mais eis que, no cumprimento de seu trabalho de missionário batista em São Fidelis, é vitima de intolerância e perseguição religiosa, culminando com a sua prisão em 09.01.1894 pelo delegado local. Já no dia seguinte, o acontecido era trazido ao conhecimento da nossa Loja por um irmão. Por unanimidade, foi deliberado o envio de uma comissão a São Fidelis para garantir os direitos de cidadão a Ginsburg.
Sua detenção durou dez dias, tendo sido ele, inclusive, enviado pra Niterói, onde foi solto. Mas a sua decisão de filiar-se à Loja Maçônica Progresso foi imediata ‘a sua volta. No dia 23.01.1894, o Secretario João Luiz dos Santos Guimarães relata em ata. O seu profundo agradecimento pelo apoio dos Irmãos e a seguir, registra; “Filiou-se ao nosso benemérito quadro o maçom grau 30, Salomão Luiz Ginsburg, russo, casado, 27 anos, pastor, membro ativo de diversas Lojas e deputado da loja Duke of Clarem do Or. Da Bahia, sendo proclamado membro ativo da Loja.”
Sua presença em São Fidelis permitiu que ele fosse o grande aglutinador e praticamente o fundador da Loja Maçônica “Auxilio a Virtude” naquela cidade, o que ocorreu em 30 de outubro de 1894, tendo como fundadores outros 24 irmãos da Loja Progresso.
Em seu trabalho missionário foi o responsável pela criação de varias igrejas batistas na região, com especial destaque par as de São Fidelis e Macaé. E dos 581 hinos reunidos no “Cantor Cristão” hinário adotado pelas igrejas batistas, 87 são de sua autoria ou foram por ele traduzidos ou adaptados de outras línguas.
Aqui não foi venerável, mas deixou sua marca como orador da Loja, cargo que ocupou por bons períodos durante os sete anos em que viveu em Campos.

Autor: Nylson Macedo. Extraído de: http://www.arlsprogresso204.com.br/BiografiasTexto.asp?Id=5

Nenhum comentário:

Postar um comentário