domingo, 12 de dezembro de 2010

Deus Odeia a Idolatria e as Imagens de Escultura!

Deus não tolera nenhuma forma de idolatria. Ele advertia frequentemente contra ela no AT e no NT. Nos Dez Mandamentos, os dois primeiros mandamentos são contrários diretamente à adoração a qualquer deus que não seja o Senhor Deus de Israel (ver Ex 20.3,4). Esta ordem foi repetida por Deus noutras ocasiões (cf. Êx 23.13,24; 34.14-17; Dt 4.23,24; 6.14; Js 23.7; Jz 6.10; 2 Rs 17.35,37,38).

Vinculada à proibição de servir outros deuses, havia a ordem de destruir todos os ídolos e quebrar as imagens de nações pagãs na terra de Canaã (Ex 23.24; 34.13; Dt 7.4,5; 12.2,3). A história dos israelitas foi, em grande parte, a história da idolatria. Deus muito se irou com o seu povo por não destruir todos os ídolos da Terra Prometida. Ao contrário, passou a adorar os falsos deuses. Daí, Deus castigar os israelitas, permitindo que seus inimigos tivessem domínio sobre eles. O livro de Juízes apresenta um ciclo constantemente repetido, em que os israelitas começavam a adorar deuses-ídolos das nações que eles deixaram de conquistar. Deus permitia que os inimigos os dominassem; o povo clamava ao Senhor; o Senhor atendia o povo e enviava um juiz para liberá-lo.

O Novo testamento adverte também a todos os cristãos contra a idolatria. A idolatria manifesta-se de várias formas hoje em dia, assim como ainda há a prática de construir imagens. Aparece abertamente nas falsas religiões mundiais (todas são falsas, Jesus é a única religião!), bem como na feitiçaria, no satanismo, no catolicismo e outras. A idolatria está presente sempre que as pessoas dão lugar à cobiça e ao materialismo, e etc., ao invés de confiarem em Deus somente. Finalmente, ela ocorre dentro da igreja, quando seus membros acreditam que, a um só tempo, poderão servir a Deus, desfrutar da experiência da salvação e as bênçãos divinas, e também participar das práticas imorais do mundo. Daí, o NT nos admoesta a não sermos cobiçosos, avarentos, nem imorais (Cl 3.5; cf. Mt 6.19-24; Rm 7.7; Hb 13.5,6) e, sim, a fugirmos de todas as formas de idolatria (1 Co 10.14; 1 Jo 5.21). Deus reforça suas advertências com a declaração de que aqueles que praticam qualquer forma de idolatria não herdarão o seu reino (1 Co 6.9,10; Gl 5.20,21; Ap 22.15).

Em Jeremias 8.19, Deus pergunta:

“Porque me provocaram à ira com suas imagens de escultura, com vaidades estranhas?”

Vamos ver o texto de Jeremias 10.1-13 e depois leiam o texto todo:

“Ouve a palavra que o SENHOR vos fala a vós, ó casa de Israel. Assim diz o SENHOR: Não aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis dos sinais dos céus; porque com eles se atemorizam as nações. Porque os costumes dos povos são vaidade; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado; com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. São como a palmeira, obra torneada, porém não podem falar; certamente são levados, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem. Ninguém há semelhante a ti, ó SENHOR; tu és grande, e grande o teu nome em poder. Quem não te temeria a ti, ó Rei das nações? Pois isto só a ti pertence; porquanto entre todos os sábios das nações, e em todo o seu reino, ninguém há semelhante a ti. Mas eles todos se embruteceram e tornaram-se loucos; ensino de vaidade é o madeiro. Trazem prata batida de Társis e ouro de Ufaz, trabalho do artífice, e das mãos do fundidor; fazem suas roupas de azul e púrpura; obra de peritos são todos eles. Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação. Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra desaparecerão da terra e de debaixo deste céu. Ele fez a terra com o seu poder; ele estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu os céus. Fazendo ele soar a sua voz, logo há rumor de águas no céu, e faz subir os vapores da extremidade da terra; faz os relâmpagos para a chuva, e dos seus tesouros faz sair o vento.”

Tudo o que você colocar em primeiro lugar ao invés de Deus e Sua justiça é pecado de idolatria. Filhos, bens, cônjuge, emprego, estudo, televisão, lazer, compras, etc., se tudo vier antes de Deus é pecado e Deus odeia isto!


Extraído, mais comentários

5 comentários:

  1. QUERIA SABER , EM QUE LIVRO, CAPITULO E VERCICÚLO , SE ENCONTRA O TEXTO QUE CONDENA , QUEM FAZ AS IMAGENS E AS ADORA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao SENHOR, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém. Deuteronomio 27
      Salmo 115 nos diz:
      Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas.
      Têm boca, mas não podem falar; olhos, mas não podem ver;
      têm ouvidos, mas não podem ouvir; nariz, mas não podem sentir cheiro;
      têm mãos, mas nada podem apalpar; pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta.
      Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam.
      Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Exodo 20

      Excluir
    2. VC AINDA NAO ACREDITA?

      Excluir
  2. Deuteronômio 27:15 Maldito o homem que fizer imagem esculpida, ou fundida, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém.

    Isaias 45:20 Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas IMAGENS DE ESCULTURA, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.

    Levíticos 26:1 NÃO fareis para vós ídolos, nem para vós LEVANTAREIS IMAGEM ESCULPIDA, nem coluna, nem poreis na vossa terra pedra com figuras, para vos INCLINARDE a ela; porque Eu sou o Senhor vosso Deus.

    Isaías 44:9 Todos os artífices de IMAGENS ESCULPIDAS são nada; e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas nada vêem nem entendem, para que eles sejam confundidos.

    Ezequiel 16:17-18 Também tomaste as tuas belas jóias feitas do meu ouro e da minha prata que eu te havia dado, e te fizeste IMAGENS DE HOMENS, e te PROSTITUÍSTE com elas; e tomaste os teus vestidos bordados, e as cobriste; e puseste diante delas o meu azeite e o meu incenso.

    Êxodo 20:4 NÃO farás para ti IMAGEM ESCULPIDA, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

    Miquéias 5:13 arrancarei do meio de ti as tuas IMAGENS ESCULPIDAS e as tuas colunas; e nao adorarás mais a obra das tuas mãos.

    Salmos 78:58 Pois o provocaram à ira com os seus altos, e o incitaram a zelos com as suas IMAGENS ESCULPIDAS.

    Isaías 42:8 Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às IMAGENS ESCULPIDAS.

    Salmos 97:7 Confundidos são todos os que servem IMAGENS ESCULPIDAS, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele, todos os deuses.

    Jeremias 50:38 Cairá a seca sobre as suas águas, e elas secarão; pois é uma terra de IMAGENS ESCULPIDAS, e eles pelos seus ídolos fazem-se loucos.




    Levíticos 26:30 Destruirei os vossos altos, derrubarei as vossas IMAGENS do sol, e lançarei os vossos cadáveres sobre os destroços dos vossos ídolos; e a minha alma vos abominará.

    Números 33:52 lançareis fora todos os habitantes da terra de diante de vós, e destruireis todas as suas pedras em que há figuras; também destruireis todas as suas IMAGENS de fundição, e desfareis todos os seus altos;


    Deuteronômio 7:5 Mas assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas colunas, cortareis os seus aserins, e queimareis a fogo as suas IMAGENS ESCULPIDAS.

    Deuteronômio 7:25 As IMAGENS ESCULPIDAS de seus deuses queimarás a fogo; não cobiçarás a prata nem o ouro que estão sobre elas, nem deles te apropriarás, para que não te enlaces neles; pois são abominação ao Senhor teu Deus.

    Deuteronômio 12:3 e derrubareis os seus altares, quebrareis as suas colunas, queimareis a fogo os seus aserins, abatereis as IMAGENS ESCULPIDAs dos seus deuses e apagareis o seu nome daquele lugar.

    1Reis 14:9 mas tens praticado o mal, pior do que todos os que foram antes de ti, e foste fizeste para ti outros deuses e IMAGENS de fundição, para provocar-me à ira, e me lançaste para trás das tuas costas;

    2 Reis 11:18 Então todo o povo da terra entrou na casa de Baal, e a derrubaram; como também os seus altares, e as suas IMAGENS, totalmente quebraram; e a Matã, sacerdote de Baal, mataram diante dos altares. Também o sacerdote pôs vigias sobre a casa do Senhor.

    2 Reis 17:40-41 Contudo eles não ouviram; antes fizeram segundo o seu antigo costume.
    41 Assim estas nações temiam ao Senhor, mas serviam também as suas IMAGENS ESCULPIDAS; também seus filhos, e os filhos de seus filhos fazem até o dia de hoje como fizeram seus pais.

    ResponderExcluir
  3. João Marcos:

    2 Crônicas 34:3-4 Pois no oitavo ano do seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e no duodécimo ano começou a purificar Judá e Jerusalém, dos altos, dos aserins e das IMAGENS ESCULPIDAs e de fundição.

    Foram derribados na presença dele os altares dos baalins; e ele derribou os altares de incenso que estavam acima deles; os aserins e as IMAGENS ESCULPIDAS e de fundição ele os quebrou e reduziu a pó, que espargiu sobre as sepulturas dos que lhes tinham sacrificado.

    2 Crônicas 34:7 derribou os altares, reduziu a pó os aserins e as IMAGENS ESCULPIDAs, e cortou todos os altares de incenso por toda a terra de Israel. Então, voltou para Jerusalém.

    Jeremias 8:19 Eis o clamor da filha do meu povo, de toda a extensão da terra; Não está o Senhor em Sião? Não está nela o seu rei? Por que me provocaram a ira com as suas IMAGENS ESCULPIDAS, com vaidades estranhas?

    Isaías 10:10-11 Do mesmo modo que a minha mão alcançou os reinos dos ídolos, ainda que as suas IMAGENS ESCULPIDAS eram melhores do que as de Jerusalém e de Samária.
    Como fiz a Samária e aos seus ídolos, não o farei igualmente a Jerusalém e aos seus ídolos?

    Isaías 21:9 E eis aqui agora vem uma tropa de homens, cavaleiros de dois a dois. Então ele respondeu e disse: Caiu, caiu Babilônia; e todas as IMAGENS ESCULPIDAS de seus deuses são despedaçadas até o chão.





    Jeremias 10:14 Todo homem se embruteceu e não tem conhecimento; da sua IMAGEM ESCULPIDA envergonha-se todo fundidor; pois as suas IMAGENS fundidas são falsas, e nelas não há fôlego.

    Jeremias 51:17 Embruteceu-se todo homem, de modo que não tem conhecimento; todo ourives é envergonhado pelas suas IMAGENS ESCULPIDAS; pois as suas IMAGENS de fundição são mentira, e não há espírito em nenhuma delas.

    Jeremias 51:52 Portanto, eis que vêm os dias, diz o Senhor, em que executarei juízo sobre as suas IMAGENS ESCULPIDAS; e em toda a sua terra gemerão os feridos.

    Ezequiel 7:20 Converteram em soberba a formosura dos seus adornos, e deles fizeram as IMAGENS das suas abominações, e as suas coisas detestáveis; por isso eu a fiz para eles como uma coisa imunda.

    Oséias 11:2 Quanto mais eu os chamava, tanto mais se afastavam de mim; sacrificavam aos baalins, e queimavam incenso às IMAGENS ESCULPIDAs.

    Oséias 13:2 E agora pecam mais e mais, e da sua prata fazem IMAGENS fundidas, ídolos segundo o seu entendimento, todos eles obra de artífices, e dizem: Oferecei sacrifícios a estes. Homens beijam aos bezerros!

    Amós 5:25-27 Oferecestes-me vós sacrifícios e oblações no deserto por quarenta anos, ó casa de Israel? Sim, levastes Sicute, vosso rei, e Quium, vosso deus-estrela, IMAGENS que fizestes para vos mesmos. Portanto vos levarei cativos para além de Damasco, diz o Senhor, cujo nome é o Deus dos exércitos.

    Miquéias 1:7 Todas as suas IMAGENS ESCULPIDAS serão despedaçadas, todos os seus salários serão queimados pelo fogo, e de todos os seus ídolos farei uma assolação; porque pelo salário de prostituta os ajuntou, e em salário de prostituta se tornarão.

    Naum 1:14 Contra ti, porém, o Senhor deu ordem que não haja mais linhagem do teu nome; da casa dos teus deuses exterminarei as IMAGENS de escultura e as de fundição; farei o teu sepulcro, porque és vil.

    2 Crônicas 33:6-7 Além disso queimou seus filhos como sacrifício no vale do filho de Hinom; e usou de augúrios e de encantamentos, e dava-se a artes mágicas, e instituiu adivinhos e feiticeiros; sim, fez muito mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira.

    Também a IMAGEM ESCULPIDA do ídolo que tinha feito, ele a colocou na casa de Deus, da qual Deus tinha dito a Davi e a Salomão, seu filho: Nesta casa, e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei eu o meu nome para sempre;



    Apocalipse 9:20 Os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras das suas mãos, para deixarem de adorar aos demônios, e aos ídolos de ouro, de prata, de bronze, de pedra e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.

    ResponderExcluir