quinta-feira, 12 de agosto de 2010

As Duas Testemunhas.


Certo dia, estava lendo o livro do Apocalipse no capítulo 11 e ao ler o versículo 3, observei esta escrita:
“E darei poder as minhas duas testemunhas.”Não tinha conhecimento algum sobre esta narrativa, fiquei a perguntar o que seria isto, pois também não havia ouvido falar sobre este assunto. Foi então que comecei a perguntar a Deus o que seria isto, quem seria estas duas testemunhas. Fui tomado de um desejo muito grande de descobrir do que o texto estava falando, entretanto não quis buscar saber o significado deste texto Bíblico em lugar nenhum a não ser a própria Bíblia com a direção do Espírito Santo de Deus.
Na realidade, eu não desejei ouvir ninguém falar sobre este assunto e nem ler livros que falassem do mesmo, pois desejava ouvir isto do próprio Deus. Não que se ouvisse de alguém ou lesse algum livro fosse ruim, antes pelo contrário, mas é que algo me dizia que precisaria ouvir do próprio Deus. Continuei a meditar e a buscar entender o que seria isto, de que falava esta Escritura, quando me vieram à mente dois nomes: Moisés e Elias. Eu perguntei como que a mim mesmo: O que, Moisés e Elias? E ai pude entender que era o Senhor quem falava, quando me veio a resposta: “Sim, Moisés e Elias.”
Fiquei muito satisfeito com o que acabara de ouvir, foi então que pela primeira vez saí e perguntei a uma irmã em Cristo se ela já havia lido algum comentário acerca deste texto, pois até este momento não havia perguntado coisa alguma a respeito deste texto a quem quer que fosse, a não ser a Deus.
Pelo que aquela irmã me respondeu: Já sim, certa vez ouvi um pastor dizer que eram Moisés e Elias. Quando ela me disse isto, me alegrei no espírito, pois a resposta que ela me dera, era a mesma que eu ouvira de Deus. Foi então que comecei a buscar conhecimentos Bíblicos para fundamentar esta doutrina.
Falar sobre as duas testemunhas é falar de um período em que a Igreja estará sendo coroada ou galardoada no céu diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba do próprio Deus o seu galardão segundo as suas obras, este é o tribunal de Cristo, não para punir, mas para galardoar, veja:
“Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça, como a limpa lã; o seu trono, chamas de fogo, e as rodas dele, fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões estavam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.” Dn 7.9-10
É falar também sobre a outra face da moeda, ou seja, Cristo coroando a Igreja no céu após o arrebatamento, e o anticristo reinando aqui na terra após o arrebatamento da Igreja. E é justamente aqui durante o curto reinado do anticristo que aparecem as duas testemunhas.
Na narrativa Bíblica acerca da transfiguração, narrado no livro de Lucas capítulo 9.28-33, Moisés e Elias aparecem em glória conversando com Jesus acerca de sua morte que havia de cumprir-se em Jerusalém.
“E aconteceu que, quase oito dias depois dessas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago e subiu ao monte a orar. E estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e as suas vestes ficaram brancas e mui resplandecentes. E eis que estavam falando com ele dois varões, que eram Moisés e Elias,os quais apareceram com glória e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém. E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui e façamos três tendas, uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias, não sabendo o que dizia”.
Este é um dos sinais indicativos que as duas testemunhas são Moisés e Elias. Vejam que eles conversam com Jesus acerca de sua morte que se cumpriria em Jerusalém. Como todos sabem, Jesus foi crucificado em Jerusalém algum tempo depois desta conversa com Moisés e Elias. Penso que eles também falaram a respeito de suas mortes as quais se cumprirão também em Jerusalém, pois segundo a narrativa Bíblica as duas testemunhas serão mortas em Jerusalém.
Fica difícil imaginar que eles não conversaram com Jesus também acerca disto, pois ambos, Moisés e Elias seriam muito tempo depois de Jesus mortos em Jerusalém durante o reinado do anticristo.
Certa vez, conversando com um pastor e professor em teologia acerca deste assunto, ele disse-me que eu estava equivocado, pois as duas testemunhas eram Elias e Enoque, pois segundo ele foram os únicos que foram arrebatados, já que Moisés havia morrido no monte. Fiquei pensativo, e não tive resposta alguma contrária para dar ao amigo pastor que falara comigo. Entretanto, mesmo sem ter como contestar a afirmativa do pastor, no meu intimo eu tinha certeza de que as duas testemunhas eram Moisés e Elias, mas o que ele acabara de falar fazia sentido, e eu não tendo como questionar, calei-me e fui perguntar ao Senhor o Deus todo Poderoso de quem eu tinha ouvido que eram Moisés e Elias.
Disse ao Senhor: e agora Senhor o que eu respondo para ele, pois o que ele me disse faz algum sentido, muito embora eu saiba que não é assim, entretanto eu não tenho resposta para dá-lo, pois o conhecimento que recebi, não foi em cursos teológicos onde eles sempre têm uma opinião formada acerca desta e outros pontos teológicos. Gosto muito de ler, principalmente a Bíblia, porém busco a conclusão final desejando ouvir do próprio Espírito Santo, afinal toda a Escritura é divinamente inspirada.
Quando orei ao Senhor acerca disto, a resposta foi imediata, pelo que o Senhor me respondeu:
“Quem disse que Enoque não morreu? A Escritura diz que ele foi arrebatado para não ver a morte, mas não diz que ele não morreu, e o que importa Moisés ter subido ao monte e morrido, acaso não posso Eu o Senhor ressuscitá-lo? E porque o diabo contendia com Miguel acerca do corpo de Moisés, o que o diabo queria fazer com o corpo de Moisés, porque Eu o Senhor enviara Miguel o arcanjo para defender o corpo de Moisés ?”
“Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.” Hb 11.5
“Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda.” Judas 9

Quando ouvi e meditei nestas palavras o meu espírito se alegrou, pois agora compreendera e podia dar a resposta que eu precisava dar ao meu amigo pastor. Voltei e lhe anunciei conforme havia ouvido de Deus, ele ficou pensativo, pois também lhe havia dito que os sinais que as duas testemunhas realizarão, são sinais que identificam os ministérios de Moisés e Elias, e não o de Enoque, veja:
“Estas são as duas oliveiras e os dois candeeiros que estão diante do Senhor da terra. E se alguém lhes quiser fazer mal, das suas bocas sairá fogo e devorará os seus inimigos; pois se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto. Elas têm poder para fechar o céu, para que não chova durante os dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem.” Ap.11.4-6E além disso, digo que Moisés fora um dos homens que marcou a vida dos Israelitas, foi quem a mando de Deus tirara o povo do cativeiro no Egito e o conduziu até a entrada de Canaã, realizando Deus por meio dele grandes e notáveis milagres, conforme narra as Escrituras.
Elias é conhecido como o maior dos profetas em Israel, embora nós saibamos que o maior profeta foi Jesus o filho do Deus vivo. Entretanto, devido ao fato de Israel nação não ter reconhecido a Jesus como o Messias, para eles ainda hoje, Elias foi o maior profeta que apareceu em Israel. Na verdade, penso que o Diabo queria era destruir o corpo de Moisés, não que Deus não pudesse regenerá-lo se fosse destruído, mas é que Deus tinha e tem um objetivo nisto tudo e não permitiu que Satanás tocasse no corpo de Moisés. Na realidade, tanto os corpo de Moisés, como o de Elias, estão guardados por Deus em algum lugar, de forma que não se corrompam preparados para aqueles dias onde as duas testemunhas profetizarão aqui na terra por três anos e meio. Digo que o de Elias também porque no arrebatamento Elias foi arrebatado no corpo físico, e na transfiguração apareceu com glória juntamente com Moisés conversando com Cristo. E nós sabemos que o próprio Moisés não pode ver a face de Deus, quando ele pediu a Deus para ver a sua glória, também Elias de maneira alguma chegaria diante de Deus com o corpo carnal com o qual fora arrebatado, tanto é assim que a Escritura diz que eles estão diante do Deus de toda a terra, como já vimos.
Creio que durante ou depois do arrebatamento Elias foi separado do corpo físico, pois só assim ele poderia apresentar-se diante de Deus como Moisés que morreu no monte para poder entrar na presença de Deus, mas teve o seu corpo guardado para aqueles dias onde as duas testemunhas profetizaram durante três anos e meio, e depois serão mortas, como também fora o seu Senhor Jesus. Ora é por isso que os corpos de Moisés e Elias estão guardados por Deus em algum lugar; pois como as duas testemunhas poderão ser mortas, se não estiverem vivas em um corpo físico mortal? Só que depois de três dias e meio de mortos, Moisés e Elias serão ressuscitados e subirão aos céus em um corpo glorificado a semelhança do de Cristo ressurreto e igual à de todos os santos que os receberão na glória para a continuação da festa das bodas do Cordeiro.
“E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra e as vencerá e matará. E jazerão os seus corpos na praça da grande cidade, que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde também o seu Senhor foi crucificado. Homens de vários povos, e tribos e línguas, e nações verão os seus corpos por três dias e meio, e não permitirão que sejam sepultados. E os que habitam sobre a terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão; e mandarão presentes uns aos outros, porquanto estes dois profetas atormentaram os que habitam sobre a terra. E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles, e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram. E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para cá. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram.”Ap.11.7-1
No momento em que acontecer o arrebatamento da Igreja, os Israelitas (Nação) não subirão, pois ainda a nação de Israel não reconheceu a Jesus Cristo como o Messias, lembre-se do que disse Jesus:
“Mas que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha. Ele respondeu: Sim, senhor; mas não foi. Chegando-se, então, ao segundo, falou-lhe de igual modo; respondeu-lhe este: Não quero; mas depois, arrependendo-se, foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Pois João veio a vós no caminho da justiça, e não lhe deste crédito, mas os publicanos e as meretrizes lho deram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para crerdes nele.”Mt.21.28-32Os Israelitas permanecem na terra durante uma parte do reinado do anticristo, e será justamente durante este período que as duas testemunhas profetizam. Israel custa a se render e a reconhecer que Jesus é o Messias, pois a primeira metade do reinado do anticristo é de “paz e aparente justiça”, até o momento em que o anticristo se levanta, veja:
“Aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus.” 2Tess.2.4.
Ora, o trono de Deus aqui na terra será em Jerusalém, que é a capital de Israel. Até este período, o anticristo vinha mantendo uma falsa aliança com Israel, mas no momento em que ele se auto intitula deus e se assenta como deus para reinar a partir de Jerusalém, os Israelitas não o aceita. É neste momento que começa a segunda parte do reinado do anticristo, agora ele tira a máscara e começa a mostrar quem realmente ele é. Neste período quem se recusar a adorá-lo como deus será perseguido e morto, ele perseguirá a Israel com toda fúria, serão os piores dias desde em que o homem foi criado, dias de trevas, angustias e perseguições. Tempo em que os vasos da ira de Deus estarão sendo derramados sobre a terra e sobre os homens. Durante a primeira parte do reinado do anticristo, que são de três anos e meio, Moisés e Elias estarão em Jerusalém profetizando sobre toda a terra, e neste tempo Deus estará exercendo juízo sobre os homens através das duas testemunhas, e apesar do mundo odiá-los por isso, ninguém poderá fazer mal algum a eles enquanto durar o tempo de suas profecias, e se alguém quiser se levantar contra eles serão mortos, pois estarão revestidos do poder e proteção de Deus, veja:
“Foi-me dada uma cana semelhante a uma vara e foi-me dito:Levanta-te, mede o santuário de Deus, e o altar, e os que nele adoram. Mas deixa o átrio que está fora do santuário, e não o meças; porque foi dado aos gentios; e eles pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses. E concederei às minhas duas testemunhas que, vestidas de saco, profetizem por mil duzentos e sessenta dias. Estas são as duas oliveiras e os dois candeeiros que estão diante do Senhor da terra. E, se alguém lhes quiser fazer mal, das suas bocas sairá fogo e devorará os seus inimigos; pois se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto. Elas têm poder para fechar o céu, para que não chova durante os dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem. E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra e as vencerá e matará. E jazerão os seus corpos na praça da grande cidade, que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde também o seu Senhor foi crucificado. Homens de vários povos, e tribos e línguas, e nações verão os seus corpos por três dias e meio, e não permitirão que sejam sepultados. E os que habitam sobre a terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão; e mandarão presentes uns aos outros, porquanto estes dois profetas atormentaram os que habitam sobre a terra. E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles, e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram. E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para cá. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram. E naquela hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram atemorizados, e deram glória ao Deus do céu.” Ap.11.1-13A conclusão que temos é que, após o arrebatamento da Igreja, durante a primeira parte do reinado do anticristo, as duas testemunhas aparecem profetizando em Jerusalém segundo o poder do Deus todo Poderoso. Estas duas testemunhas como vimos são Moisés e Elias, que pelo poder de Deus que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, voltam em seus corpos carnais, visto que o corpo de Moisés foi guardado por Deus através do arcanjo Miguel, e de Elias também esta guardado em algum lugar, que creio seja o mesmo de Moisés, visto que os dois apareceram conversando com Jesus, e apareceram com glória, e certamente não foram com os corpos carnais, veja:
“Cerca de oito dias depois de ter proferido essas palavras, tomou Jesus consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte para orar. Enquanto ele orava, mudou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa tornou-se branca e resplandecente. E eis que estavam falando com ele dois varões, que eram Moisés e Elias,os quais apareceram com glória, e falavam da sua partida que estava para cumprir-se em Jerusalém.”Lc.9.28-31E se não foi com os corpos carnais entendemos que como o de Moisés, o corpo de Elias também esta guardado por Deus para aqueles dias.
Poderíamos falar muito mais sobre as duas testemunhas, mas cremos ser no momento o suficiente para nos ajudar a entender que o reinado de Cristo por mil anos aqui na terra será um reinado literal.

Por: Ralph Castello.

9 comentários:

  1. As duas testemunhas não podem ser Moises e Elias pois eles ja tiveram o seu dever aqui na terra as duas testemunhas são duas pessoas que estão vivas e não iram ressucitar para serem as duas testemunhas pois elas vão ser mortas pelo anticristo e as duas testemunhas vão ser odiadas aqui na terra pelos homens

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor! Eu creio que as duas testemunhas não tem nada haver com Moisés. E esse meu ponto de vista está fundamentado nas escrituras, no capítulo 11 do apocalipse, teremos certeza que essas testemunhas morrerão e os seus corpos ficaram expostos em praça pública. A Bíblia diz que: " É justo ao homem morrer somente uma vez"! Se por acaso uma dessas testemunhas for Moisés, ele morrerá pela segunda vez, e todos sabemos que a segunda morte é a separação total de DEUS! Eu concordo que Elias seja uma dessas testemunhas, pois, Elias não morreu! E o outro profeta que não provou a morte foi Enoque! Sendo assim, creio que as duas testemunhas vestidas de saco, seja Elias e Enoque! Elias foi arrebatado e Enoque transladado! Nenhum dos dois provaram a morte e provaram no primeiro período da grande tribulação! A paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  3. Vou me informar melhor,mas algo me diz que o senhor estar correto.A paz do senhor!

    ResponderExcluir
  4. Eu creio que as duas testemunhas são Enoque e Elias, pois foram arrebatados em um corpo transformados, no entanto, a palavra de Deus não afirma claramente que o seu povo não passará pela grande tribulação, pois, constantemente nos afirma que devemos estarmos firmes até o fim, e que em 2Tess.2:2,3e4; relatos acontecimentos nos orientando sobre a sua vinda. Então irmão a igreja pode sim passar um pouco pela grande tribulação. Fiquem com a paz do nosso Senhor jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  5. com sertesa as duas testemunhas sao elias e moises

    ResponderExcluir
  6. O anônimo de 21 de fevereiro disse algo sem lapso: . É verdade que ao homem esta ordenado a morrer uma só vez, mas devemos considerar que, exceto que Lazaro esteja vivo até hoje, ele morreu duas vezes: a primeira por doença e a segunda, depois de Cristo o ressustar, acredito que de velhice ou perseguição por amor ao Evangelho! Pelo siguinificado do pensamento, Moisés poderia sim ser uma das duas testemunhas!

    ResponderExcluir
  7. No monte da transfiguração, Elias e MOISÉS é que aparecem, não Elias e Enoque (Mt 17. 3). Nesse período, Moisés já havia morrido a muitos anos, e mesmo assim, aparece nas mesmas condições que Elias (que fora levado por Deus)! Portanto,Moisés pode, com toda certeza, se uma das duas testemunhas!

    ResponderExcluir
  8. essa é uma passagem obscura. não podemos dar certeza do que conjecturamos. bem, o que se faz nesse caso é uma pesquisa do significado que a bíblia dá a oliveira e candeeiro. paulo fazendo um paralelo com judeus e gentios chama israel de oliveira verdadeira e dos gentios de como sendo echertados à oliveira. o significado de oliveira se divide entre judeus e gentios convertidos uma vez que foram ligados a oliveira que é israel.

    Possa até ser, não dá pra dizer com certeza, que esta passagem possa se referir não a dois homens literais pois ele usa figuras como candeeiro e oliveira no mesmo texto e não é literal a oliveira no cenário apocalíptico. e se forem os convertidos de israel e gentios? pois nem daniel e nem outra parte das escrituras trazem esses dois homens pra se confirmar com exatidão. mas em Daniel diz que a besta se levantará contra os santos e os vencerá. vamos refletir melhor que não é tão simples como se pensa. certeza só podemos dar quando tem consistência bíblica.

    ResponderExcluir