segunda-feira, 30 de agosto de 2010

João Batista, o Precursor de Jesus.


A Lei veio até João Batista o último profeta da antiga Aliança.

“Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.” Mt.11:13-14

O precursor de Jesus, isto é, o Elias que haveria de vir e veio ele é João Batista.
Vejamos profecias acerca de João Batista narrados nas Escrituras em Mal.4:5 e Is. 40:3:

“Eis que eu vos envio o profeta Elias, antes que venha o dia grande e terrível do SENHOR;” Ml.4:5

“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.” Is.40:3

Agora procuraremos compreender uma narrativa feita por Jesus.

“Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir. Quem tem ouvidos para ouvir ouça.” Mt.11:13-15

“E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem, então, os escribas que é mister que Elias venha primeiro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro e restaurará todas as coisas. Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do Homem. Então, entenderam os discípulos que lhes falara de João Batista." Mt.17:10-13

Nestes textos encontramos Jesus dizendo que João Batista era o Elias que havia de vir, entretanto o próprio João Batista quando interrogado pelos fariseus disse que ele não era o Elias, veja:

“E perguntaram-lhe: Então, quem és, pois? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu o profeta? E respondeu: Não. Disseram-lhe, pois: Quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo? Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.” Jo.1:21-23

Como vimos anteriormente Jesus disse que João era o Elias que havia de vir, e agora vemos João Batista dizer que ele não era o Elias, como, pois compreender esta aparente contradição Bíblica? Não há contradição alguma entre as palavras de Jesus e João Batista, e por mais visíveis que pareçam elas são ilusórias não existem de fato.
Você pode está se perguntando, como pode ser isto? Jesus disse que ele era o Elias que havia de vir, João disse que não é o Elias, parece-nos bem claro uma contradição. Na Bíblia nem tudo que parece ser é exatamente o que parece, em um texto como este em que parece haver uma contradição, não há contradição alguma, a Bíblia é um Livro espiritual é a Palavra de Deus, e só pode ser compreendida quando revelada pelo Espírito Santo de Deus, não há outra forma de compreender as Escrituras. E para discernir-mos estes textos aparentemente contraditórios se faz necessário a presença real do sumo professor, é claro que estamos falando do Deus Espírito Santo.
Vejamos, a chave para desvendar-mos este mistério está na necessidade de compreender-mos quem era o Elias, e par isso veremos o primeiro relato Bíblico acerca de Elias no livro de 1 Reis 17:1
Este homem tisbita dos moradores de Gileade é chamado pelo nome de Elias, e sua primeira aparição Bíblica se encontra narrada neste texto. Como vimos ele aparece profetizando em nome do Senhor, e que segundo a sua palavra não haveria chuva nem orvalho durante três anos e meio, senão segundo a sua palavra, este é o profeta Elias homem, e par entender-mos as palavras de Jesus e as de João Batista se faz necessário a compreensão do significado do nome Elias. Elias significa O Senhor é Deus , e o que entendemos com isto é que aquele profeta tisbita dos moradores de Gileade recebeu o nome de Elias dado pelo Próprio Deus, isso porque O Senhor colocaria sobre ele o seu Espírito Santo, ora como vimos o nome Elias significa O Senhor é Deus, logo entendemos que o nome Elias é um dos muitos títulos dados a Pessoa Poderosa do Trino Deus, e nesta ocasião o Espírito Santo. Sendo assim não há contradição alguma entre as palavras de Jesus e as de João Batista, pois o nome Elias teve neste caso um objetivo duplo que é denominar o profeta tisbita e aquele que estava operando com poder sobre ele, isto é, o Espírito Santo, logo quando Jesus disse que Elias já veio e era João Batista Ele se referia que Elias Espírito Santo estava sobre João Batista e quando João diz que ele não era o Elias ele diz que ele não era o homem Elias, e nem poderia ser, pois se assim fosse trataríamos de reencarnação o que é totalmente contraditório aos ensinamentos Bíblicos, compreendemos então que não há contradição alguma entre as palavras de Jesus e João Batista.

Por: Ralph Castello.

Um comentário:

  1. JOÃO BATISTA, REENCARNAÇÃO DO PROFETA ELIAS,
    AS CINCO PROVAS CONFIRMADAS NA BÍBLIA

    1) Na profecia escrita pelo profeta Malaquias 4. 5 – eis que eu vos envio o profeta Elias, antes que venha o grandioso dia do Senhor (Antigo Testamento bíblico há 400 anos antes do Cristo);

    2) Na palavra do anjo Gabriel ao Sacerdote Zacarias, em aparição espiritual no Templo de Jerusalém, quando anunciou a gravidez da mulher de Zacarias: " a tua oração foi ouvida, tua mulher dará a luz um filho e lhe porás o nome de JOÃO; porque será grande diante do Senhor, cheio de Espírito santificado desde o VENTRE materno, e converterá muitos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, e irá adiante dele no ESPÍRITO E VIRTUDE DE ELIAS" (evangelho de Lucas 1. 5 - 19)

    3) NA PALAVRA DE JESUS quando deu um bom testemunho da missão de João Batista, chegando a engrandecer o nível intelectual de João, naquela época: “dos nascidos de mulher não apareceu ninguém maior que João”; depois Jesus revela confirmando a profecia de Malaquias 4. 5-6, do Antigo Testamento bíblico prevista há 400 anos passados: “Porque é este de quem está escrito. Eis que diante da tua face envio o meu mensageiro, que preparará diante de ti o teu caminho” – Evangelho de Mateus 11. 10

    4) Na palavra de Jesus ao reafirmar a profecia: “E, se quereis dar crédito, é este o ELIAS que havia de vir” (Mateus 11. 14), vide profecia de Malaquias 4. 5 “Eis que vos envio o profeta Elias”

    5) Na palavra de Jesus no Monte Tabor, após a transfiguração: “Mas digo-vos que Elias já retornou e não o reconheceram... ENTÂO OS DISCÍPULOS ENTENDERAM QUE JESUS LHES FALARA DE JOÃO BATISTA (Mateus 17. 13)

    Estas são expressões da verdade bíblica que testificam a volta do profeta Elias ao plano físico terrestre em nova reencarnação nos fluidos da vida humana, fato este que se confirmou na pessoa humana de João Batista.

    Aliás, a história nas escrituras que revela as provações do profeta Elias foi toda truncada pelas reformas religiosas que a Bíblia sofreu nas mãos dos doutores bíblicos precisamente para dificultar o sentido da imortalidade, da preexistência, e da reencarnação que este grandioso espírito foi submetido pela Providencia Divina a fim de servir de padrão para humanidade.

    http://vozqclamabr.blogspot.com.br/2013/11/o-profeta-elias-e-trasladado-para-outra.html

    http://vozqclamabr.blogspot.com.br/2013/12/joao-batista-reencarnacao-fisica-de.html


    http://vozqclamabr.blogspot.com/
    Intensivo de Difusão Espiritualidade Evangélica – IDE


    ResponderExcluir