quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Doutor em Divindade?


A Bíblia, que é a palavra de Deus, constitui um manancial de águas vivas, e por mais que pensemos que a conhecemos, na realidade conhecemos pouquíssimo, e o próprio Jesus mostrou-nos isto no dialogo com Nicodemos quando disse: “Tu és doutor da lei, e não sabes destas coisas?”O titulo doutor em Divindade que alguns teólogos possuem, creio ser equivocado. Porque, por mais que busquemos conhecer a Deus, sempre deparamos conhecendo-o muito pouco, não podemos ser doutor em divindade simplesmente pela magnificência e grandeza de Deus, veja:
“Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.”
Para sermos doutor em qualquer área nós precisamos de um conhecimento profundo da mesma, e como acabamos de ler, conhecemos a Deus em parte e não profundamente, veja mais:
“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? ou quem se fez seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.”Pode algum mortal ser doutor em Divindade diante da grandeza de um Deus como este? Pode alguém ainda desejar manter este titulo diante das verdades escritas que acabamos de ler? Penso ser simplesmente fantasioso e irreal. Se o apostolo Paulo, homem que teve experiências tremendas com Deus como na estrada de Damasco e na visão do terceiro céu entre outras fez estas afirmações que acabamos de ler, como podem outros homens desejar ostentar este titulo, o simples fato de aceitá-lo já o desqualifica como tal. Pois como pode ser doutor em Divindade e não ter compreendido, que: devemos aprender com Jesus a sermos mansos e humildes de coração. Como pode ser doutor em Divindade e não ter aprendido que:
“Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificaríeis vós? e que lugar seria o do meu descanso? A minha mão fez todas essas coisas, e assim todas elas vieram a existir, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da minha palavra.” Isaías 66.1-2
Como pode alguém ser doutor em Divindade e não saber que:
“Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.” Filipenses 2.1-8Se quiser continuar ostentando o titulo de doutor em Divindade, fique a vontade, mas saiba de uma coisa, entre os homens nascidos de mulher, não há doutor em Divindade, deixo aqui a mesma palavra que Jesus disse a Nicodemos:
“Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?”

Por: Ralph Castello.

Um comentário:

  1. Eu acredito que ninguém é Mestre ou Doutor senão Nosso Senhor Jesus! Portanto não devemos nos gloriar pelo conhecimento ou habilidade para ensinar, pois tudo pertence a Deus! Mas quando considero alguém como "Mestre" ou "Doutor", falo de alguém que exece o cargo de "Professor" na Igreja. Ora, a Bíblia mostra que Deus, entre varios cargos ministeriais, instituiu, por terceiro, os "DOUTORES" (1 Cor 12. 28, 29). Nem todos são doutores (v 29), mas não podemos negar que há doutores! (v 28). Todavia, não digo isso para desmerecer sua publicação, pois, eu creio que ninguém é "doutor de divindade", pois tal coisa é impossível, mas que Deus, da mesma forma que capacita pregadores, capacita ensinadores, dando-lhes a capacidade de armazenar e repassar conhecimentos bíblicos. Não há doutores por excelencia, mas por misericórdia de Deus para conosco, pobres e limitados mortais! Eu entendo o que você pregou e sei que nada sei, mas, mesmo ainda sendo muito jovem, não posso negar ao meu chamado (doutor), mesmo que nada sei! Se Deus me chama de "doutor em Israel (na Igreja)", quem pode dizer o contrário! Se eu não entender algo, apenas o Senhor pode cobrar de mim! Entretanto, se Jesus me questioar dizendo: "És douto em Israel, e não entendes estas coisas", sei que Ele me fara entender, pois Nele há profundida de riquesas e Dele continuarei a comprar Ouro provado no Fogo (Ap 3. 18). Para terminar, ser teólogo é uma questão de diploma, ser mestre é uma questão de chamado! Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir